Nossos Projetos

Pré-Vestibular Social do Projeto Professor Fábio Castelano nasce em 2017, quando alguns universitários visualizam a necessidade de diminuir as barreiras que possam existir entre a sociedade e a universidade pública. E é com essa visão norteadora que nos propomos a retornar para a sociedade um pouco do que recebemos dentro da universidade: conhecimento de qualidade.     

Nesse sentido, este projeto visa proporcionar um ensino complementar de qualidade para pessoas de escolas públicas ou privadas que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, cuja renda familiar impeça o acesso aos cursos pré-vestibulares particulares convencionais. Acreditamos que para diminuir, ainda que pouco, as desigualdades de oportunidades que existem no Brasil, a educação é um pilar fundamental, desta forma, temos a intenção de colaborar para que um ensino superior de qualidade acessívelmais plural e democrático possa estar mais perto de se tornar realidade.

Durante as aulas do PVS, sempre indicamos livros aos alunos com o intuito de agregar cada vez mais ao repertório cultural deles, mas havia uma dificuldade nisso: os alunos não possuíam livros. Uns diziam que não havia dinheiro para comprar, outros que não havia acesso gratuito. Daí tivemos uma ideia. O Escambo Literário é a ação em que colocamos uma mesa cheia de livros para que pessoas levem outros livros que não queiram e peguem um que interesse; para aquelas pessoas que não tivessem livros para a troca, dávamos os exemplares repetidos. A ação surgiu dentro das aulas do PVS e acabou indo para além da sala de aula.

Com o intuito de atingir mais pessoas com o incentivo à leitura, evitando que o compartilhamento ficasse restrito aos dias e locais específicos de nosso Escambo Literário, decidimos convidar o artista local Luis Arthur para pintar uma geladeira e colocar na praça Nossa Senhora da Conceição. A ordem da Geladeira Literária era clara: Pegue um livro – Deixe um livro: Alimente-se. Por se tratar de um material que se deteriora com o tempo e por ficar exposta às mudanças climáticas, a primeira Geladeira acabou se desgastando e ficou sem o suporte da porta, impossibilitando a permanência dela no local. Foi quando conseguimos substituí-la por uma geladeira nova, deixando no mesmo local, desta vez, contudo, a artista local ShyMarias realizou a pintura. Hoje, além da Geladeira na Praça, contamos com uma no bairro Porteira (Queimados), pintada pelo artista Alan Tavares; outra na Estação de Trem de Japeri (Supervia), pintada pelo artista FML; outra na Vila Olímpica de Queimados, pintada pelo artista Ian Marlon; uma no Horto Municipal de Queimados, pintada pela ShyMarias; e trocamos a da Praça Nossa Senhora da Conceição por uma pintada pelo artista Andrey RDK.